Publicado em: 28/05/2024 16:53:18
Por: Ana. P. Lima
Tecnologia Digital no Ensino de Física e Ciências: uma rápida verificação sobre o tempo de uso de smartphones por alunos do Ensino Médio rondoniense
O Departamento Acadêmico de Física tem o prazer de anunciar a publicação de dois artigos relevantes na Revista Amazônica de Ensino de Física. O primeiro estudo, intitulado "Tecnologia Digital no Ensino de Física e Ciências: uma rápida verificação sobre o tempo de uso de smartphones por alunos do Ensino Médio rondoniense", conduzido pelo Prof. Quesle da Silva Martins, Prof. Robinson Viana Figueroa Cadillo em colaboração com os estudantes Asaf Ribas, Aser Ribas, Roberta Cristina Lima, e o Prof. Jonatas Schweigert docente na escola Tiradentes Polícia Militar em Guajará - Mirim - RO, investiga o impacto do uso de smartphones como ferramenta didática.
A pesquisa, realizada através de questionários on-line, revela que a maioria dos alunos utilizam seus smartphones de 2 a 5 horas ou mais em redes sociais e até 2 horas diárias com conteúdo escolar. Os resultados indicam que os estudantes frequentemente realizam atividades de Física e Ciências pelos smartphones ou receberam incentivo sobre seu uso de forma pedagógica, além de concordarem que o aparelho é uma boa ferramenta no apoio aos estudos. Este estudo está em consonância com os dados da pesquisa TIC Educação 2021, que serviu como parâmetro para as questões analisadas.
A Sala de Aula Invertida e a Aula Tradicional: Mistura dos métodos de ensino nas aulas de Ciências
O segundo artigo, "A Sala de Aula Invertida e a Aula Tradicional: Mistura dos métodos de ensino nas aulas de Ciências", de autoria de Erasmo Caires de Lima Santos, Lindonil Lorpátria de Carvalho, Pedro José Nogueira da Silva, Quesle Martins da Silva e Robinson Figueroa Cadillo, avalia a eficácia da metodologia de Sala de Aula Invertida em comparação com as aulas tradicionais.
A proposta de estudo focou-se na pesquisa bibliográfica do aluno, aplicação da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel usando questionários antes de cada aula, socialização dos temas lecionados durante a aula e aplicação de avaliações para verificação do conhecimento adquirido pelo aluno. O estudo demonstra que a combinação de ambos os métodos promove a participação ativa dos alunos e aprimora seu conhecimento. Os resultados mostram que a Sala de Aula Invertida é adaptável e, quando usada alternadamente com aulas tradicionais, contribui para o desempenho acadêmico.
Além disso, anteriormente foi publicado o artigo "Motor elétrico – SimuFísica®: um aplicativo para o ensino de eletromagnetismo" na Revista Brasileira de Ensino de Física. Este trabalho, conduzido pelo Prof. Marco Polo Moreno de Souza com os estudantes Sidnei Pereira Oliveira e Valdenice Liliane Luiz, apresenta o simulador Motor Elétrico da plataforma SimuFísica®. O aplicativo oferece uma simulação envolvente e realista da dinâmica de um motor elétrico DC simples, composto por uma bobina de N espiras na presença de um campo magnético uniforme.
Essas publicações ressaltam o contínuo esforço e inovação do departamento em promover métodos educativos eficazes e integradores, que enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos.
Para acessar esses artigos e outros, visite: https://fisicajp.unir.br/pagina/exibir/17931
Fonte: DAF/JP