Publicado em: 01/04/2024 16:58:15
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e o avanço científico por meio de seus programas de pesquisa. Os projetos de pesquisa desempenham um papel crucial na instituição, impulsionando não apenas a inovação, mas também a formação de novos pesquisadores e profissionais qualificados.
O Departamento Acadêmico de Física está concentrando seus esforços na promoção da pesquisa científica como parte essencial de sua missão acadêmica. O departamento reconhece a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico da região, e está comprometido em continuar investindo nesse campo nos próximos anos.
Entre os projetos aprovados, destacam-se:
Marco Polo Moreno de Souza
Projeto: SimuFísica® - Simulações, laboratórios virtuais e laboratórios remotos para o ensino de física
Vigência: 2023-2024
Natureza/Financiamento/Edital: CNPq (Chamada Nº 08/2022 - Bolsa de Produtividade DT-2). Institucionalizado na UNIR: Edital (PIBIC/PIBITI 2023-2024)
EDITAL Nº 003/DPESQ/PROPESQ/UNIR
FAPERO - CHAMADA FAPERO PBIC/PBIT Nº. 004/2023 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – (PBIC/PBIT)
Bolsista(s): 03
Quesle da Silva Martins
Projeto: Cálculos ab initio em grupos carboxílicos no processo de caracterização de óleos naturais amazônicos por Espectroscopia Raman e Infravermelho
Vigência: 2023-2024
Natureza/Financiamento/Edital: Institucionalizado na UNIR,
Edital (PIBIC 2023-2024) / BS/20 (31/01/2023) / Portaria (Nº 4/2023)
EDITAL Nº 003/DPESQ/PROPESQ/UNIR
Bolsista(s): 01
Voluntário(s): 02
Projeto: Método computacional DFT: correlação com a espectroscopia Raman no estudo de ácidos graxos
Vigência: 2023-2024
Natureza/Financiamento/Edital: FAPERO - CHAMADA FAPERO PBIC/PBIT Nº. 004/2023 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – (PBIC/PBIT)
Bolsista(s): 02
Gleice Carvalho de Lima Moreno
Projeto: Credibilidade dos Relatórios de Sustentabilidade: efeitos no desempenho de empresas brasileiras
Vigência: 2023-2025
Natureza/Financiamento/Edital: Institucionalizado na UNIR: Portaria (85/2023/PROPESQ/UNIR)
Janileide Vieira Gomes
Projeto: Perturbações Magnéticas Ressonantes em Tokamak com Limitador Magnético Ergódico
Vigência: 2023-2024
Natureza/Financiamento/Edital: EDITAL Nº 001/PIBIC/DPESQ/PROPESQ/UNIR/2023
Bolsista(s): 01
Voluntário(s): 01
Projeto: Modelagem computacional de perturbações magnéticas ressonantes em Tokamaks com desviador poloidal
Vigência: fluxo contínuo
Natureza/Financiamento/Edital: Institucionalizado na UNIR: Portaria 20/2023/PROPESQ/UNIR
Voluntário(s): 01
Ricardo de Sousa Costa
Projeto: Propriedades da Matéria Nuclear Utilizando o Modelo Relativístico de Campo Médio de Walecka Linear e Não Linear com Interação entre os Mésons sigma e omega para o Cálculo de Estruturas de Protoestrelas de Neutrons com Ressonâncias Delta
Vigência: 2023-2024
Natureza/Financiamento/Edital: Institucionalizado na UNIR: Edital (PIBIC 2023-2024)
Voluntário(s): 01
Robinson Viana Figueroa Cadillo
Projeto: Avaliação do Ensino-Aprendizagem em Física Experimental usando Novas Tecnologias
Vigência: 2022-2023
Natureza/Financiamento/Edital: CHAMADA FAPERO PBIC/PBIT No. 009/2022 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – (PBIC/PBIT)
Bolsista(s): 02
Queila da Silva Ferreira
Projeto: Síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas (NPM) de Ferrita de Cobalto e Magnetita, para estudo de possíveis métodos de conjugação das moléculas do óleo de avestruz (Struthio camelus).
Vigência: 2023
Natureza/Financiamento/Edital: EDITAL Nº 001/PIBIC/DPESQ/PROPESQ/UNIR/2023
Bolsista(s): 01
Os programas de pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), aliados ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO) por meio dos programas PBIC e PBIT, desempenham um papel crucial no fortalecimento da cultura de pesquisa na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Essas iniciativas não apenas incentivam ativamente o envolvimento dos estudantes em atividades de pesquisa, mas também contribuem significativamente para a produção de conhecimento científico e tecnológico de qualidade.
Fonte: DAF/JP